As celebrações de preparação para a Páscoa na Terra Santa continuam a decorrer, embora marcadas pelas limitações impostas pela guerra. Recentemente, dois momentos centrais uniram a comunidade cristã em oração e memória bíblica.
Solenidade de São José – Em Nazaré, Frei Francesco Ielpo presidiu à Eucaristia na “Igreja da Nutrição”. O Custódio enfatizou a importância da obediência silenciosa de José e renovou o convite bíblico “Não temas”, aplicando-o ao atual contexto de medo e dor vivido na região.
Peregrinação a Betânia – Na sexta-feira, dia 20, os franciscanos cumpriram a tradicional visita ao Túmulo de Lázaro e aos santuários do Monte das Oliveiras. A celebração, presidida por Frei Alberto Joan Pari e Frei Piermarco Luciano, sublinhou a mensagem de ressurreição e vida.
A logística das celebrações evidencia a fragmentação do território: o grupo teve de atravessar pontos de controlo e contornar o muro de separação para completar o itinerário entre Betânia e Jerusalém, um percurso que simboliza as atuais dificuldades da “Igreja das pedras vivas”.

Fonte: Custódia Terra Santa