Papa Francisco, peregrino na Terra Santa!

A peregrinação ecumênica do papa Francisco à Terra Santa

PAPA FRANCISCO
“Irmãos e irmãs, no clima de alegria típico deste tempo de Natal, desejo anunciar que de 24 a 26 de maio, se Deus quiser, farei uma peregrinação à Terra Santa.”

Este anúncio feito no Angelus de 5 de janeiro de 2014 alegrou profundamente os corações do povo da Terra Santa. O principal objetivo da peregrinação era celebrar o 50º aniversário do encontro do Papa Paulo VI, Bispo de Roma, com o Patriarca Ecumenico de Constantinopla, Atenágoras.

O primeiro lugar que ele visitou foi Amã, no Reino Hachemita da Jordânia, onde agradeceu ao Rei Abdullah II por suas gentis palavras de boas-vindas. Saudações também aos membros da Família Real, ao Governo e ao Povo da Jordânia, uma terra rica em história e de grande significado religioso para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Ele celebrou a missa no Estádio e se encontrou com refugiados e jovens deficientes na Igreja Latina.

Já no dia 25 ele esteve em Belém e se encontrou com as autoridades palestinas e presidiu a Celebração Eucarística na Praça da Manjedoura, com a presença de uma multidão de fieis.

No Santo Sepulcro, momentos emocionantes diante da pedra da unção, no Calvário, no Túmulo de Cristo, diante dos quais o Santo Padre fez um lindo discurso centrado na fé em Jesus morto e ressuscitado.

PAPA FRANCISCO
“É uma graça extraordinária estarmos reunidos aqui em oração. O túmulo vazio, aquele túmulo novo situado num jardim, onde José de Arimateia depositou devotamente o corpo de Jesus, é o lugar de onde parte o anúncio da Ressurreição. Não precisa ter medo. Eu sei que vocês procuram Jesus Crucificado. Não está aqui. Ele ressuscitou.”

Também em Jerusalém, o Santo Padre se encontrou com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas da Terra Santa, na Basílica do Getsêmani, convidando-os a ter os mesmos sentimentos de Cristo e a se perguntarem: quem somos diante do Senhor que sofre?

PAPA FRANCISCO
“Estamos todos expostos ao pecado, ao mal e à traição. Sentimos a desproporção entre a grandeza do chamado de Jesus e a nossa pequenez, entre a sublimidade da missão e a nossa fragilidade humana. Mas o Senhor, em sua grande bondade e infinita misericórdia, sempre nos pega pela mão para que não nos afoguemos no mar do desânimo. Vocês, queridos irmãos e irmãs, são chamados a seguir o Senhor com alegria nesta terra abençoada. É um dom e também uma responsabilidade.”

Após a celebração, o Santo Padre foi ao Jardim do Getsêmani e, conforme a tradição, plantou uma oliveira.

No dia 26, ele também foi ao Cenáculo para a celebração eucarística com os bispos da Terra Santa e a comitiva papal. E ali também ele compartilhou o dom da Igreja em saída, que se pôs a caminho com a força do Espírito Santo e com a caridade para com os irmãos.

PAPA FRANCISCO
“Aqui, onde Jesus consumiu a Última Ceia com os Apóstolos, onde o Ressuscitado apareceu entre eles, onde o Espírito Santo desceu com poder sobre Maria e os discípulos, aqui a Igreja nasceu e nasceu para sair.
Ela partiu daqui com o pão repartido nas mãos, com as chagas de Jesus nos olhos e o Espírito de amor no coração.
A Igreja em saída preserva a memória do que aconteceu aqui. O Espírito Paráclito lhe lembra cada palavra, cada gesto e revela seu significado. O Cenáculo nos recorda o serviço de Jesus que lavou os pés dos discípulos, um exemplo que ele deixou.
Lavar os pés uns dos outros significa acolher, aceitar, amar e servir uns aos outros.”

Houve também momentos muito significativos com autoridades políticas, como a visita ao museu Yad Vashem.

PAPA FRANCISCO
“Neste local memorial da Shoah ouvimos esta pergunta de Deus ressoar: Adão, onde você está? Esta pergunta contém toda a dor de um pai que perdeu seu filho. O pai sabia do risco da liberdade, sabia que seu filho poderia se perder, mas talvez nem mesmo o pai pudesse imaginar tal queda. Um mal se abateu sobre nós como nunca aconteceu debaixo do Céu. Agora Senhor, ouça nossa oração, ouça nossa súplica!”

ÚLTIMA EDIÇÃO

Revista Terra Santa Edição 52

A nova edição da Revista Terra Santa oferece uma visão aprofundada sobre a atualidade, a cultura e a fé no Oriente Médio. O grande destaque é o dossiê especial sobre o futuro e a resistência dos cristãos na Síria de hoje. A publicação também traz análises cruciais sobre os impactos das guerras em Gaza e no Líbano, o cenário político em Israel, o avanço das orações judaicas no Monte do Templo e as mais recentes descobertas da arqueologia bíblica.