Domingo de Ramos: Jesus entra em Jerusalém!

Imagem: cmc-terrasanta

A entrada solene do Patriarca Latino no Santo Sepulcro inaugura a Semana Santa em Jerusalém, celebrando a entrada triunfal de Jesus e unindo diversas tradições cristãs em um só Hosana.

A entrada do Patriarca Latino de Jerusalém, S.B. O Cardeal Pierbattista Pizzaballa, no Santo Sepulcro, marca o início da Semana Santa. É Domingo de Ramos e, neste dia, a Igreja do Mundo inteiro celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado por uma multidão em festa que o reconhece como filho de Davi: o Messias prometido por Deus a Israel.

Após a bênção dos ramos de palmeira, o patriarca os distribui aos concelebrantes e fiéis para dar início à procissão ao redor da edícula.

Hoje todas as igrejas cristãs entram na Semana Santa, e no Santo Sepulcro os ritos se cruzam e as diferentes confissões se abraçam no único Hosana que nos une, peregrinos na história, à Igreja celeste.

Este ano o Evangelho da Paixão é tirado de São Lucas. Cantado a três vozes em latim, pelos frades da Custódia da Terra Santa. O que se segue não é uma homilia, mas um tempo de meditação e adoração a Deus morto e ressuscitado – em Jesus de Nazaré – que entra na cidade dos homens e na história de cada um de nós para destruir por dentro o mal que nos ameaça e nos corrompe.

Jerusalém é o lugar onde tudo isso aconteceu e continua acontecendo nas celebrações e na vida dos cristãos, chamados a habitar a história carregando no próprio corpo a morte de Jesus, para que o poder da sua ressurreição se manifeste e o mundo inteiro creia, e toda a criatura cante a Cristo Deus: “Hosana ao Filho de Davi, Hosana ao Rei da Glória”.

Levanta-te e resplandece, ó Jerusalém; alegra-te e regozija-te, ó filha de Sião; eis que o teu Senhor vem a ti.

_____________

Fonte: https://cmc-terrasanta.com/pt

ÚLTIMA EDIÇÃO

Revista Terra Santa

A Revista Terra Santa foi fundada em Jerusalém em 1921. É uma publicação bimestral que nasceu com a missão de levar aos fiéis do mundo inteiro as “maravilhas da Terra Santa” e o trabalho incansável dos Frades Menores na região. Confira a edição em português.